segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Unhas de Gelinho tudo o que precisa de saber

Unhas de gelinho (ou verniz gel) são a nova moda no conceito das unhas artificiais. Da família do verniz-gel, o gelinho é mais utilizado para quem procura um efeito bonito, mas mais discreto.
Se está cansada de pintar as unhas com o verniz tradicional, mas quer umas unhas coloridas, fique a saber tudo sobre as unhas de gelinho!

O que é o gelinho? É diferente da unha de gel?

O gelinho é um verniz feito à base de gel que se torna mais resistente do que um verniz tradicional, logo com mais durabilidade. Também é conhecido por verniz-gel ou gelito.
Tal como as unhas de gel, o gelinho tem que ser aplicado e removido por profissionais especializados.
   
Apesar de também ser à base de gel, o gelinho é muito diferente da unha de gel! Enquanto que a unha de gel permite a extensão da unha, o gelinho só pode ser aplicado na unha natural, não permitindo o acrescento. As unhas de gel duram um pouco mais do que o gelinho, mas o seu efeito não é tão natural como o verniz-gel, pois tendem a ficar mais espessas.
Ambos os tipos de aplicação podem ser decorados, portanto se procura unhas artísticas poderá optar por qualquer uma das aplicações.
unhas-de-gelinho

Qual a duração das unhas de gelinho?

O gelinho dura cerca de três semanas, não porque parta ou lasque, mas porque a unha natural começa a crescer e é necessário retocar.
Com uma utilização normal, o gelinho não vão lascar nem perder brilho durante 3 semanas, no entanto, deve ter em conta que nem todas as unhas demoram o mesmo tempo a crescer e as suas podem ser mais rápidas e acabar por durar menos tempo.
O ideal é fazer a manutenção às 3 semanas, ou quando a unha já tiver crescido bastante e se note a unha natural por baixo.

Aplicação e remoção do gelinho

Tal como as unhas de gel, o gelinho tem que ser aplicado por técnicas especializadas ou que tenham tido formação na área. Os maiores problemas que surgem neste tipo de unhas, estão ligados à falta de conhecimento da pessoa que efetua o trabalho.
A aplicação é feita de forma semelhante a um esmalte convencional, mas que é seco depois num pequeno forno catalisador, com raios UV, durante alguns minutos. Além do verniz-gel, também é aplicado um protetor de unha (antes do verniz) e, por vezes, uma camada de um verniz protetor já por cima do verniz gel, mas pode depender de profissional para profissional.
Já a remoção do gelinho é feita através de um removedor próprio, enquanto que nas unhas de gel se recorre à broca.
As unhas com gelinho são envoltas em algodão com o removedor e posteriormente enroladas em papel alumínio. Ficam assim alguns minutos para que o gel se solte da unha natural. Se necessário, poderá utilizar-se uma espátula apenas para ajudar o gel a libertar-se da unha.

O gelinho enfraquece a unha?

Existem muitas opiniões sobre os efeitos do gelinho na unha, no entanto, se a aplicação for bem efetuada e a manutenção realizada na altura certa, o gelinho não prejudica as unhas naturais.
Deve fazer pequenos intervalos entre utilizações de forma a não ter sempre a unha coberta com o gel.
Todas as unhas são diferentes, portanto escolha um profissional de confiança e veja como se comportam as suas unhas!

Como tirar unhas de gel

As unhas de gel, descobertas nos anos 90 e muito popularizadas nos últimos anos, vieram para ficar, tal é a satisfação das mulheres.
O gel é um material que solidifica facilmente sob luz ultravioleta, não tem efeitos nocivos e já existe numa variedade de cores só comparável à imaginação humana. Simples ou decoradas, elas moldam-se ao gosto de cada mulher.
A sua durabilidade (de 2 a 4 semanas, dependendo do crescimento natural da unha) também não deixa ninguém indiferente.
Apesar das unhas de gel serem relativamente recentes quase que podemos dizer – longe vão os tempos em que só podiam ser retiradas por uma profissional
  1. Com uma lima forte lime as suas unhas de gel, de forma a remover a camada de gel e a tirar o próprio tamanho da unha. Tenha cuidado para não chegar às suas unhas naturais já que se encontram enfraquecidas.
  2. Com acetona e um disco de algodão remova o que resta das suas unhas de gel. Pode necessitar de alguns minutos para conseguir fazê-lo em todas as unhas.
  3. Por vezes, o passo anterior pode não resultar facilmente e recomendamos verter acetona para um recipiente e mergulhar as unhas lá durante uns minutos. O tempo necessário depende da quantidade de gel que existe em cada unha. Se quiser um conselho, deixe durante 10 minutos e depois vá controlando frequentemente. Nunca deixe mais do que 20-30 minutos.Como tirar unhas de gel

Tenha em atenção que a acetona pode deixar a pele dos seus dedos mais áspera.

  1. Se for uma pessoa paciente pode usar discos ou bolas de algodão com acetona e colocá-las uma a uma sobre cada unha, saltando o passo de mergulhar as unhas no recipiente. Envolva agora cada unha em papel de alumínio e espere uns minutos (cerca de 10). De forma a proteger a pele dos seus dedos, quer à volta da unha quer por baixo, pode colocar um bom hidratante ou mesmo vaselina.

Como o gel é bastante resistente há mulheres que precisam de fazer o passo anterior e este.

  1. Se tiverem ficado ainda alguns altos de gel pode removê-los com a ajuda de um palito ou com a ponta de um corta-unhas.
  2. Lime agora a sua unha natural. As unhas naturais podem ter um aspeto amarelado e enfraquecido. Requerem simplesmente mais cuidados. Use um bom fortalecedor nesta fase e um bom hidratante. Se quiser voltar a fazer unhas de gel espere pelo menos uns dias para o fazer.
É de referir que há mulheres que conseguem tirar todo o gel usando apenas uma lima (fazendo somente o primeiro passo). Se for o seu caso, o único conselho é estar muito atenta para não chegar às suas unhas naturais.

Saiba tudo sobre unhas de gel

Estudos divulgados recentemente indicam que uma grande percentagem das mulheres atribuem demasiada importância ao aspecto das suas unhas, mãos e pés.
O exposto não poderá estar muito longe da verdade uma vez que, hoje em dia, são muitas as mulheres que procuram alternativas para terem umas unhas bonitas e bem tratadas por mais tempo.
As unhas são um fator muito importante na beleza feminina e que não deve ser renegado para segundo plano, pois umas unhas bem tratadas, reforçam, subtilmente, a beleza das suas mãos, transmitindo assim delicadeza, sensualidade e feminilidade, sensações estas as quais o homem não fica indiferente.
Uma das melhores soluções para ter umas unhas cuidadas por mais tempo são as unhas de gel, estas tem conquistado as mãos de inúmeras mulheres.
As unhas de gel são feitas através da aplicação de um gel diretamente na unha, podendo depois manter o seu tamanho normal ou aumentar o tamanho da unha através da aplicação de gel sobre tips ou através de moldes.

Benefícios da aplicação de unhas de gel

A aplicação de unhas de gel, tem inúmeros benefícios, nomeadamente:
  • Têm um aspeto natural, sendo a sua espessura da unha após aplicação do gel muito idêntica à unha normal;
  • São resistentes comparativamente as unhas naturais;
  • Unhas bonitas por muito mais tempo;
  • Ficam brilhantes;
  • Fortalecem e protegem as unhas naturais;
  • O gel se for bem aplicado não gera efeitos secundários;
  • Não são desconfortáveis no dia-a-dia;
  • A cutícula da unha não é retirada;
  • As unhas não ressecam;
  • Ajudam-na a perder o hábito de roer as unhas;
  • Poderá colocar verniz por cima do gel e limar as unhas;
  • Entre outros.
Atualmente são muitas as mulheres que aderiram às unhas de gel para poderem ter sempre umas unhas bonitas e cuidadas durante mais tempo, tal deve-se em parte ao facto de as unhas de gel poderem ser aplicadas em mulheres que tenham unhas fracas, quebradiças, dificuldade em deixar crescer as unhas e mulheres que tenham o hábito de roer as unhas, uma vez que a sua aplicação irá fortalecer as unhas e deixando-as mais bonitas do que nunca.
unhas-de-gel-decoradas

Desvantagens das unhas de gel

Em relação às unhas de gel nem tudo são rosas, uma vez que existem algumas desvantagens que importam, tais como os custos da sua aplicação, uma vez que estes poderão ser um pouco dispendiosos, pois requerem manutenções e cuidados mensais.
Outra das desvantagens é que se as unhas forem constantemente limadas com a broca ao longo de todas as manutenções, estas poderão tornar-se fracas e quebradiças. algo que certamente não deseja.
No caso de pintar as unhas de gel com algum verniz não poderá remover a pintura com acetona, para esse efeito terá de adquirir um produto indicado para a sua remoção, produto este que poderá ser recomendado pela sua esteticista.
A aplicação de unhas de gel de fraca qualidade poderá dar origem ao aparecimento de alergias e fungos nas unhas, devendo deste modo evitar a todo o custo a utilização destas.
Por fim outra desvantagem do gel é que este não poderá ser removido através da acetona, tendo desta forma de recorrer a quem lhe aplicou o gel para que possa efetuar a remoção.
De forma sucinta a grande desvantagem das unhas de gel prendem-se com a sua aplicação, uma vez que para esta são necessários materiais não disponíveis nas nossas casas, tais como forno uv, broca ou limas, bloco branco, compressas de limpeza, pincéis de aplicação de gel, paus de laranjeira, removedor de gorduras, gel base, gel de cor, gel de construção, brilho, óleo para cutículas e creme hidratante para as mãos.

Processo de aplicação e manutenção das unhas de gel

Como previamente exposto, o processo de aplicação e o material necessário para as unhas de gel são algo complexos, sendo importante conhece-lo para se certificar se a sua aplicação está a ser realizada de forma correca, uma vez que uma aplicação incorreta aumenta a probabilidade do aparecimento de efeitos secundários.

Deste modo a aplicação das unhas de gel deve ser realizada da seguinte maneira:

  1. Empurrar as cutículas das unhas com o pau de laranjeira;
  2. Desidratar, cortar e passar o bloco branco;
  3. Escolha do tip para cada unha e aplicação do mesmo, este após estar aplicado deve ser cortado do tamanho desejado e deve-se limar a sua ponta, os  lados e a parte de cima para que possa obter uma ponta perfeita  e uma uniformidade entre a unha e o tip. Porém caso a unha natural tenha um tamanho razoável para a aplicação do gel, não será necessário a aplicação de tips;
  4. Aplicação do gel base;
  5. Secar o gel base no forno de luz uv durante o tempo indicado pelo fabricante;
  6. Aplicação do gel de cor, francesinha ou nailart;
  7. Secar o gel no forno de luz uv durante o tempo indicado pelo fabricante;
  8. Aplicação do gel de construção;
  9. Com a lima ou broca dá-se forma à unha e rectifica-se as falhas que possam conter, limpando o pó de seguida;
  10. Aplicação do gel de brilho;
  11. Secar o gel no forno de luz uv durante o tempo indicado pelo fabricante;
  12. Hidratar as cutículas e as mãos (aplicação de creme hidratante nas mais e óleo  de cutículas nas unhas).
A manutenção das unhas de gel é um processo que irá depender do crescimento das suas unhas naturais, porém, em média, a manutenção deve ser realizada de mês a mês para que possa ter sempre umas unhas bonitas e brilhantes.
unhas-de-gel

Custo das unhas de gel

O preço da aplicação de unhas de gel poderá variar entre os 10 aos 70 euros, consoante o tipo de aplicação que pretende. Se quiser aplicar unhas de gel com extensão da unha o preço pode variar entre 35 aos 70 euros,  caso não seja necessário a aplicação de tips a preço poderá oscilar entre os 25 aos 60 euros.
Quanto à manutenção das unhas de gel, o preço é em média é entre os 20 e os 35 euros, por sua vez caso queira apenas fazer a reparação de uma unha o custo é entre os 5 aos 15 euros, por o preço para retirar as unhas de gel é de cerca de 20 euros.
Se está decidida a dar vida às suas unhas com a aplicação de unhas de gel, não se esqueça de escolher um bom profissional, pois se escolher uma pessoa sem os conhecimentos necessários as suas unhas puderam ficar fracas e sem vida pois à muitas pessoas que aplicam produtos de pouca qualidade, podendo estes trazer consequências para si.
Lembre-se que se quer umas unhas bonitas, brilhante e saudáveis, não caia no erro de recorrer a serviços sem qualidade! Veja também o nosso artigo aprenda a fazer unhas decoradas.