sábado, 13 de setembro de 2014

PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS

Acredita que o filme As Patricinhas de Beverly Hills já vai fazer 20 anos? Não tem quem conheça Cher, Dionne e Tai e não seja fã delas. Tenho amigos que só descobriram que Calvin Klein produzia mais do que cuecas quando viram o filme! E seja pelo figurino ou pelas falas (ou pela Sessão da Tarde), parece que Clueless ficou guardadinho na história e nos nossos corações, desde 1995. Então, quando vimos por esses dias uma entrevista que a figurinista Mona May deu contando vários detalhes que não sabíamos do filme, corremos para compartilhar com vocês. Vem matar a saudade!
Começando com o que ela pensa dessa relação da moda com o filme: “Acho estranho o fato que o filme vai fazer 20 anos ano que vem! É meio louco quanto tempo faz e ainda é tão relevante. Relevante na indústria da moda e para a cultura, e mais importante, para as pessoas. Sei que muitas mulheres amam, desde gente da minha idade até os filhos de amigos, que quase não eram nascidos na época que o filme foi lançado”, conta Mona. E quantas referências vimos ao longo dessas duas décadas ao figurino icônico? Beijo pra Iggy Azealia, que usou o filme como inspiração para o seu hit de verão, Fancy e pra Rihanna, que sempre que pode encarna a Cher moderna!
Ah, e a própria diretora (Amy Heckerling) já conhecia bastante de moda, então não precisou de muita ajuda da equipe para criar uma personagem bem ligada no mundinho fashion e com grande carisma quanto Cher. “É muito raro trabalhar com um diretor que realmente entenda moda. Com a Amy são os detalhes. Ela sabe o que é um sapato Mary Jane, e entende o que meias 3/4 podem fazer”, disse Mona.
modices-as-patricinhas-de-beverly-hills-7
Mona May (figurinista), Amy Herckerling (diretora), Stacey Dash (Dionne), Stephanie Allain (produtora), Alicia Silverstone (Cher) e Elisa Donovan (Amber)
Mas até montar o estilo de cada linda que aparece, muita pesquisa de moda foi feita. “Moda é como qualquer outro personagem no roteiro, e era muito importante para a Amy não apenas refletir o espírito feminino, mas que o roteiro também refletisse nas roupas. Então, pesquisei em desfiles de moda, o que estava acontecendo em Paris, Milão e Londres, para trazer todas essas coisas novas, mas tinha que ornar com o roteiro, que era sobre esse grupo de meninas jovens, então transmitimos o espírito da moda para o colegial. Tinha essa doçura em tudo: por isso não usamos salto alto, mas sapatos estilo boneca. Existe esse espírito atemporal da ‘menina de colegial’.
Aliás, até a ideia de citar grandes estilistas como Calvin Klein e Azzedine Alaïa já vinha desde a produção do roteiro – o que foi uma escolha ótima, já que deu credibilidade ao filme e ainda aos estilistas, que continuam firmes e fortes até hoje fazendo sucesso (fica ligada nas semanas internacionais que já estão rolando que eles aparecem!).
E falando nos estilistas, sabia que naquela época eles mal ajudavam com o figurino? “Era meio que ‘faça você mesmo’. Não é como agora. Um terço das roupas foram feitas por nós, outro terço recebemos e depois compramos. Então, barganhamos em lojas de luxo, em brechós e o que não conseguíamos achar, nós fizemos”. Mas aquele terninho amarelo da Cher era Jean Paul Gaultier original, tá! “Nós fomos na loja e compramos”.
modices-as-patricinhas-de-beverly-hills-6
Mas hoje em dia as coisas mudaram e o público continua querendo mais Patricinhas de Beverly Hills. E vão ter! Sim, a história vai virar um musical! A Mona conta tudo: “Conversei recentemente com a Amy, e ela está trabalhando nisso. Nós conversamos sobre o trabalho, e como vai ser interessante para eu trabalhar, porque palco é muito diferente. O elenco precisa se trocar no backstage, os sets, como os looks icônicos devem ser, como você projeta isso em uma tela maior, o que você renova, o que você não renova. Talvez as roupas precisam ter velcro, para os atores se trocarem rápido. Estou animada – vai ser um enorme desafio”.
Já estamos aguardando ansiosas, e vocês?
Curiosidade: A atriz Stacey Dash, que interpretou Dionne no filme, hoje é uma colaboradora de política no canal Fox News. Ela foi convidada depois de fazer vários comentários sobre sua posição a favor do partido conservador americano no Twitter!



Nenhum comentário:

Postar um comentário